O Guia do Investidor antecipou o boom do mercado de FI Agros trazendo uma entrevista no episódio 14, em julho de 2022, e agora em 2024, nós vamos falar sobre uma modalidade de investimento que está tomando os holofotes e com amplo crescimento no Brasil, movimentando já quase R$ 500 bilhões de reais e ainda pouco conhecido do público geral, por enquanto. Vamos conhecer os FIDCS, ou os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios
Um FIDC é um Fundo de investimento de que faz aplicações em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada entidade e segundo a B3, acima de 50% do seu respectivo patrimônio líquido deve estar aplicado em direitos creditórios.
Perfil das Convidadas:
Ana Vieira – Founder & CEO da Hyperion Asset Management – https://www.linkedin.com/in/anatoledoexecutivecfo/
Executiva financeira com mais de 15 anos no mercado, Ana Toledo é a CFO da MGC Holding, maior player independente em recuperação de créditos inadimplidos no Brasil e especialização em reestruturação financeira. Co-fundadora da Hyperion Asset Management, gerencia atualmente R$ 27 bilhões em ativos. Formada em Engenharia de Computação, pelo IESB/Brasília, e com dois MBAs pela FGV, Ana possui certificações ANBIMA (CFG, CGA, CGE), evidenciando sua liderança no setor. Sua carreira também inclui passagens pelas empresas Ernst & Young, PwC e Accenture, com foco em auditoria e consultoria em serviços voltados especificamente para o mercado financeiro.
Apaixonada por educação financeira feminina, Ana é a voz por trás do podcast “Grana com Elas”, dedicado a incentivar mulheres na conquista de sua independência financeira. Além disso, participa ativamente do Movimento Mulheres Inspiradoras, em parceria com a ONU Mulheres, para promover igualdade de gênero no ambiente corporativo.
Ana Mantoanelli – Diretora Jurídica da MGC Holding – https://www.linkedin.com/in/anamantoanelli/
Advogada graduada pela Universidade Paulista, UNIP (conclusão em 1997), com pós-graduação em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC (em 2001), MBA com ênfase em Inteligência de Mercado pela FIA (conclusão em 2019) e especialização em Compliance pela FGV (em 2024). Atuou no contencioso Cível e do Consumidor em grandes escritórios de advocacia como Azevedo Sodré e Demarest e Almeida Advogados Associados até assumir o departamento jurídico da Credigy em novembro de 2009, adquirida pelo grupo MGC, ao qual pertence a Hyperion Asset, gestora de fundos de investimentos, com destaque para a expertise em ativos estressados, onde permaneço hoje.